Saia no Inverno

Eu sou uma pessoa que não sabe usar saia no inverno. Ou pareço uma noviça cartuxa ou uma jovem idosa. Como sinto MUIIIITO frio (mais que o normal das pessoas), tenho que usar várias peças para me sentir quentinha. Daí que resolvi observar como as "mulher phyna" se vestem na europa. Algumas dicas saíram desta busca:

1. Meia-calça da mesma cor do sapato alonga a perna

Essa dica eu aprendi estudando imagem corporal. Uma saia modesta não é mini-saia (A Aline explica melhor isso aqui). Logo, usar uma saia pelo joelho deixa a perna visualmente menor. Usar a meia calça da cor do sapato inverte ou ameniza este efeito. Além do mais, é visualmente mais agradável.








2. Use segunda pele e várias meias-calças junto (se você tiver muito frio)

O segredo do pessoal de Pinterest é o famoso "efeito cebola": colocar váriasss camadas de roupa! Uma segunda pele (comprada em lojas que vendem meias e peças íntimas) costuma esquentar bastante! Meia calça fio 80 de acrílico também é mais quentinha, mas se estiver muito frio, use uma outra meia calça, mais fina, por baixo. Vale colocar também meia calça fio 80 + calça legging.




3. Peça sequinha com peça volumosa

Um truque legal é usar uma peça mais enxuta e sem volume com uma mais ampla e volumosa. Por exemplo, se sua saia é mais rodada, a blusa pode ser mais justa. Se a  blusa é ampla, uma saia mais sequinha dá o contraponto.





4. Misture estampas e texturas

Isto deixa o look interessante e jovem! Uma dica para não errar a mistura de estampas é ter sempre uma ou duas cores "base", isto é, uma cor ter nas duas estampas que se está misturando. Outra dica é ter uma estampa base em diferentes cores. Na foto abaixo, por exemplo, a moça escolheu o xadrez em diferentes cores e colocou uma cor base nos acessórios (cachecol e sapato), para não ficar algo carregado.
Mais dicas aqui e aqui.



5. Use cachecóis e lenços

Eles dão uma "interessância" a mais, além de deixar o pescoço quentinho!



6. Coloque maxi-colares por cima da lã

 É a história do cachecol, deixa o visual mais interessante...e mais moderno!


7. Saia longa com meia calça

 Também fica legal :)

 

 8. Determinados tecidos ajudam a esquentar 

 Alguns tecidos são mais quentinhos e servem como um cobertor quando unidos à meia-calça.


9. Jaqueta Perfecto moderniza o look

Jaqueta perfecto ou qualquer peça com um corte mais atual deixa o visual mais moderno quando misturado às saias



10. Casaco que cobre a saia é mais legal! (Mas não é regra!)

Visualmente é mais fácil coordenar comprimentos iguais de casaco e saia. Mas isto não é regra. Espelho serve para testar combinações ;)





11. Cintos, cintos, cintos!


Eles deixam a cintura feminina e ficam legais se servirem para "prenderem" lenços/coletes/casaquinhos à blusa.






12. Cores fechadas x cores vivas x combinações


Às vezes é legal misturar cores mais neutras e tons fechados (escuros, tipo azul-marinho, cinza, vinho, verde musgo, etc) à tons vivos (vermelho, amarelo, azul royal) ou pastéis (rosa bebê, azul bebê, verde claro, etc). Há boas dicas sobre isso aqui.







13. Capriche no cabelo e make up!

Uma maquiagem bem feitinha e um cabelo escovado dão outra cara à produção :)
Ah, não se esqueça de que detalhes fazem muita diferença!






14. Lembre-se: Nem sempre o que fica bonito na Europa fica legal aqui


Depois de todas estas dicas, vale a regra de ouro: olhar no espelho. Em cidades grandes é usual andar super arrumada e moderninha, em cidades do interior, não. Então atentemo-nos para o elemento cultural, tão comum à modéstia, para não andar por aí e despertar o riso nas pessoas ao invés de admiração.

Lembrando que contamos com a prudência de cada leitora para aplicar as dicas aqui expostas. Nos exemplos das fotos há que se ajustar comprimentos ou decotes. Atente-se para isso!

Plus: Dica para usar saias longas


You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu amo saias mas só consigo usá-las no verão e meia estação! Com certeza nesse friozinho, e no inverno vou arriscar mais! Muito legal esse post!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!! Super inspiração pra não desanimar da modéstia no inverno. Parabéns, Le

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Por gentileza, nos passa o modelo da camisa da Caro neste vídeo?! Linda!! https://www.youtube.com/watch?v=vmqL1TXJS1Q&index=8&list=PL30iZrbszVjstNMgJ_7YOP1Ip-tHcq9EK

    ResponderExcluir