Projeto: Coroa Mensal de Penitências


A ideia veio do grupo de jovens que participo, no Brasil, quando lemos sobre a vida de Santa Inês de Montepulciano:

"Lembramos, neste dia, de uma flor da Ordem Dominicana, Santa Inês, que nasceu em Monte Pulciano, no centro da Itália, numa família de posses. Graças a Deus, ao sentir-se chamada à vida religiosa nada sofreu de oposição. Inês, inclinada à vida de oração e meditação, consagrou-se na vida religiosa e se destacou na obediência e variadas virtudes. Após uma linda caminhada, foi nomeada ainda jovem como superiora, já que era conhecida como modelo de penitência, recolhimento, jejum, vida mística. Ocupada com a salvação das almas, desejava ardentemente a conversão de mulheres de uma casa em que funcionava um prostíbulo. Sendo assim Inês – que bem sabia que a tudo pode ser mudado pela oração – investiu e alcançou de Deus a mudança de todas e a transformação do lugar de pecado numa casa religiosa, lugar de graça. Santa Inês entrou no céu com 40 anos, depois de dizer: “Milhas filhas, amai-vos umas as outras, pois a caridade é o sinal dos filhos de Deus"

Se Santa Inês conseguiu converter um prostíbulo em uma casa de religiosas com penitência, jejum e oração, que tal nós nos unirmos mensalmente em oração, jejum e penitência por uma intenção em especial?

Convido, então, aos leitores do blog a nos unirmos em oração e pequenas mortificações a serem sugeridas mensalmente. A ideia é fazer algum pequeno sacrificio por 3 dias em um mês.

Preparados? 



Penitência para os dias 23, 24 e 25 (quinta, sexta e sábado): Dormir sem travesseiro
Intenção: Pelo Papa

Aos que puderem, recebam também a comunhão diária nestes dias :)

A mortificação é de uma importância extraordinária, de todos os pontos de vista.
- Por razões humanas, pois quem não sabe dominar-se a si mesmo nunca influirá positivamente nos outros, e o ambiente vencê-lo-á logo que satisfaça os seus gostos pessoais; será um homem sem energia, incapaz de um esforço grande quando for necessário.
- Por razões divinas: não te parece justo que, com estes pequenos atos, demonstremos o nosso amor e acatamento a Quem tudo deu por nós?
- São Josemaria Escrivá, Sulco, 980

You Might Also Like

3 comentários

  1. Adorei a ídeia, vou começar já...Por favor deem mais dicas sobre penitências e mortificações para que possamos realizar.
    Grata.
    Juliana

    ResponderExcluir