Coroa Mensal de Penitências: Junho



"A comunhão dos santos (Catecismo da Igreja Católica, 95) se refere à união e à ajuda que os cristãos podem prestar-se mutuamente: os que estão como nós ainda na terra, os que já certos de irem para o Céu se purificam, antes de se apresentarem diante de Deus, dos vestígios do pecado no purgatório (Catecismo da Igreja Católica, 1030), e aqueles que intercedem por nós diante da Santíssima Trindade onde gozam já para sempre. O Céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado supremo e definitivo da felicidade (Catecismo da Igreja Católica, 1024).

S. Josemaria tinha uma amizade especial com as almas do purgatório; falava delas dizendo: “As benditas almas do purgatório são ‘as minhas boas amigas’” (Fonte)


"É que os sufrágios e as boas obras que os parentes, os amigos, ou quem quer que seja, lhes fazem especialmente por intenção da alma, movidos pela caridade, são apresentados, pelos anjos da guarda, à divina majestade. E os anjos, comunicando às almas o que por elas fazemos nós, aliviam-nas, alegram e confortam. Os sufrágios e as boas obras que fazem os amigos, por caridade, especialmente pelos amigos do purgatório, aproveita principalmente a quem os faz, por causa da caridade. E ganham as almas e ganhamos nós.
As orações, os sufrágios e as esmolas feitos caridosamente pelas almas que já estão na glória, e que já não necessitam, revertem às almas ainda necessitadas, aproveitando a nós também. E os sufrágios que se fazem às almas que jazem no inferno? Não os aproveita nem uma nem outra - nem as do inferno, nem as do purgatório, mas unicamente a quem os faz.
[...]
Não devemos pensar só no nosso destino pessoal, mas também nos perguntarmos como podemos ajudar aquelas almas que já estão à espera da libertação. Elas não podem fazer nada por si, pois estão impossibilitadas de alcançar méritos, e dependem de nós. Interceder por elas é uma belíssima e valiosa obra de misericórdia: de certo modo, não há ninguém mais carente do que elas." (Fonte)

Deus, pela Comunhão dos Santos, permite que ofereçamos penitências, alegrias e orações para aliviar os sofrimentos das alminhas ou diminuir a pena delas. Nosso propósito é uma pequena mortificação para esse mês, mas nosso convite é para a vida inteira: sempre que possível, ofereça sua dor de cabeça, seus pequenos sofrimentos diários, suas alegrias e suas orações para as almas do purgatório.


Para entender sobre este projeto, leia o nosso primeiro post sobre o assunto.
 

Penitência para os dias 18, 19 e 20 (quinta, sexta e sábado): Acordar mais cedo que o normal
Intenção: Pelas almas do purgatório

Aos que puderem, recebam também a comunhão diária nestes dias :)

You Might Also Like

2 comentários

  1. Letícia, primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu apostolado. Foi ele que despertou em mim o zelo pela modéstia, além de me impulsionar a procurar ser uma mulher mais virtuosa. Te "conheci" em meados de novembro do ano passado através do programa Modéstia e Pudor da Rádio Vox. Senti bastante quando ele chegou ao fim, mas a existência desse blog permite que seu aprendizado continue chegando até aqueles que te conheceram pelo referido programa. Te agradeço pelo seu sim a Deus e aos irmãos através do seu apostolado e peço que Ele te dê a força e a sabedoria necessárias pra continuar dando passos na fé e nesta missão.
    Por fim, agradeço também por nos permitir crescer com você. Desde o início achei sensacional esse projeto e desta vez vou vivê-lo de maneira especial, pois meu avô faleceu nesta tarde (ele sofreu muito e o sentimento do meu coração é que Deus o estava purificando, preparando esta passagem).

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Salve Maria!!

      Fico muitíssimo feliz com sua mensagem. Por favor, reze sempre por nós para que possamos ser sempre instrumentos de Deus!
      Sinto muito pelo seu avô. Estarei em oração pela alma dele e o conforto da sua familia. Tenha certeza que agora você terá alguem para interceder a Deus por você :)

      Continue nos acompanhando.

      Fique com Deus e Nossa Senhora

      Excluir