Sobre Direção Espiritual



Muitas pessoas ouvem falar de outras que têm diretor espiritual, mas não tem ideia do que isso significa e qual sua importância.

A Direção Espiritual é uma ajuda para amadurecermos na fé e alcançarmos a santidade.  A direção espiritual é como as aulas de cursinho para o aluno que quer passar no vestibular. Estudando por conta própria é possível entrar na universidade? Certamente que sim. Sem direção espiritual é possível alcançar o céu? É claro! Porém assim como um aluno melhor se prepara para o vestibular quando têm bons professores, especialmente nas matérias que mais tem dificuldade, assim também nós melhor progrediremos em nossa fé se temos um bom pastor a nos orientar.


Como escolher um bom diretor?

"O bom diretor espiritual deve ser um reflexo desse Bom Pastor, que é Jesus. Por isso, é importante pedir luzes ao Espírito Santo para escolher bem o diretor:   sempre com plena liberdade, mas com o desejo sincero de avançar espiritualmente. Não adianta escolher um diretor espiritual que seja apenas um padre «amigão» para bater papo. E, menos ainda, procurar um confessor ou diretor que se limite a «compreender-nos» (ou seja, desculpar-nos!) sempre e não nos fale com clareza e afeto, nem nos ajude a lutar e a retificar os erros." (Fonte)
Geralmente o diretor é um sacerdote, porém é lícito, também, que este seja algum religioso ou religiosa consagrado, ou até um leigo com boa formação. É o que acontece no Opus Dei, por exemplo. As direções espirituais são dadas por leigos, e o sacerdote a que habitualmente a pessoa se confessa torna-se um apoio a mais para esta direção.

De qualquer modo é importante rezar muito antes de escolher um bom diretor.

Por que a direção Espiritual é tão importante?


Porque em nosso caminho de santidade, se estamos sem uma baliza, ou se a baliza é nosso próprio julgamento, podemos cair em escrúpulos ou tibiezas, ambos extremos que nos desviam do verdadeiro foco. 
O escrúpulo é quando a alma experimenta uma angustia de, por qualquer coisa, pensar que ofendeu a Deus e que cometeu pecado grave. Quando já está em uma direção espiritual, esta alma deixa até de obedecer ao seu diretor e passa a ver pecado em tudo e todos. Não se deve confundir o escrúpulo com a consciência delicada, esta quer evitar a mínima falta por amor a Deus e obedece ao diretor espiritual com doçura. Outro extremo que podemos cair é a tibieza, que é a “hesitação ou negligência em corresponder ao amor divino” (CIC 2094). Aí nos conformamos em sermos do mundo, já não encontramos graça na vida de orações nem sentido em tantas práticas de piedade, vivemos como o mundo e disfrutando os prazeres do mundo, nos esquecendo de buscarmos e amarmos mais a Deus. 

Frequência e encontros


Você tem que confiar no seu diretor plenamente e se abrir sem vergonha de ser julgado. Ele é uma pessoa humana como você e sabe que temos falhas que cotidianamente iremos cair. Deus é um cavalheiro e não vai encher-te de graça mais do que você permitir. Então, se você abrir muito seu coração, Deus derramará muita graça. Se você abrir pouco, pouca graça. Abra-se por completo. Conte as boas e más coisas que fez, as dificuldades que tem, as fraquezas e vícios.

É interessante ter um diário ou agenda em que se anota as coisas que se passa com você, suas dúvidas, angústias, percepções, descobertas sobre si mesmo e até inspirações que Deus lhe dá (ideias de mortificações, clareza sobre algum assunto, etc). Assim nada escapará quando você for à direção.

A frequência e duração dos encontros você deve combinar com o diretor. Geralmente eles costumam acontecer uma vez por mês ou a cada duas semanas. Procure começar contando as coisas mais difíceis e que você mais tem vergonha de contar. Depois vá colocando outros pontos que você anotou no diário. Alguns diretores costumam conduzir os encontros e indicar livros para ler. Outros são mais passivos e deixam que o dirigido fale mais. O ritmo e a duração dependerá de cada pessoa. O importante é você querer ser santo e ter disposição para mudar o que necessita ser mudado na sua vida.

Um texto muito bom com dicas valiosas sobre direção espiritual é este aqui.
O EAD da Tv Século 21 oferece um curso gratuito sobre o tema, seja para quem quer saber mais, sejam para os que são diretores espirituais. Aqui.

You Might Also Like

0 comentários