Quaresma de São Miguel Arcanjo

  • 16:21
  • By Modéstia e Pudor - Colaborador
  • 0 Comments

Gostaríamos de, juntamente com a Igreja, convidar nossos leitores a viverem a quaresma de São Miguel Arcanjo que inicia neste sábado, 15 de agosto e vai até 29 de setembro, no dia da Festa de São Miguel.
Mais ainda, viemos convidá-los a participar conosco de um pedido em comum. Nestes quarenta dias estaremos implorando a intercessão de São Miguel pela santificação do clero. 
Para isso, convém fazer uma penitência com esse fim. Não iremos propor a penitência em si portanto cada um escolhe o que lhe for mais justo. 
Aproveitem os dias que ainda restam para pedir a Nossa Senhora e ao Bom Deus a clareza e a generosidade a fim de escolher uma penitência que seja ao agrado de Deus.




A tradicional Quaresma de São Miguel Arcanjo é uma oportunidade para os cristãos repetirem as palavras do chefe da milícia celeste: "Quem como Deus?". Contrapondo-se à arrogância da serpente maligna, cujo escândalo revela-se na face humana de Deus, ou seja, em Jesus Cristo, resta ao ser humano, humilde criatura, dobrar seus joelhos e aprender a amar mais. Miguel, na hierarquia angélica, era um dos menores anjos, mas amou mais e, por isso, assim como a Virgem Maria, foi exaltado pela graça divina. Esse tempo proporciona o exame de consciência e o arrependimento por todas as vezes em que se disse o "não servirei" do diabo, em vez do "Quem como Deus?" de São Miguel. (Do site Padre Paulo Ricardo)

No site mesmo, Padre Paulo disponibilizou um vídeo explicando sobre a Quaresma. Assista aqui.




Saiba quem são e qual a missão dos anjos 



1. Os anjos são servidores e mensageiros de Deus, são seres espirituais que adoram e amam a Deus e cumprem as suas ordens. São as mais perfeitas das criaturas espirituais. 

2. Os Anjos da Guarda nos protegem contra os perigos do corpo e da alma; rogam por nós e nos exortam para o bem. “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida” (São Basílio). 
No livro do Êxodo, a palavra de Deus diz: “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei” (Ex 23,20). 

3. Na Sagrada Escritura os anjos estão presentes desde a criação até o Apocalipse. No Antigo Testamento algumas vezes se confundem com o próprio Deus, manifestando-se como seus mensageiros. No livro de Tobias, o Arcanjo Rafael fala: “Eu sou o Anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor” (Tb 12,15). 

4. A missão dos anjos junto de Deus é render-lhe louvor e glória contemplando sua face, como o manifesta as passagens do livro Isaías e do evangelho de Mateus: “Os Serafins se mantinham junto de Deus. Suas vozes se revezavam e diziam: ‘Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória’ (Cf.: Is 6, 2-3); ‘Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus’” (Mt 18, 10). 

5. Santo Agostinho fala dos anjos: “Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho unigênito (Jo 3,16); por que não mandaria dos céus seus anjos a serviço de seus filhos? Com grande zelo os anjos ficam ao nosso lado em todas as horas e em todos os lugares. Eles movem-se apressadamente entre Deus e os homens exercitando sua grande missão”. 

São Jerônimo diz: “Desde o nascimento temos um Anjo da Guarda ao nosso lado para nos proteger. Ele anda conosco durante toda nossa vida, até a hora de nossa morte; fica ao nosso lado também na hora do nosso julgamento. No céu vamos ter a grande felicidade de poder ver toda beleza e grandeza desse príncipe celeste, que foi nosso guia e amigo durante toda a nossa vida terrestre”. 

O Papa Paulo VI fala a respeito dos anjos: “O ressurgimento de uma fé profunda no extraordinário poder dos anjos é sinal especial da providência divina para nossa época”. 

Nas batalhas da vida, contar com a força dos anjos, nossos amigos, é fator fundamental para obtermos vitória contra o poder do mal.

(Texto retirado do Devocionário de São Miguel Arcanjo da Editora Ave Maria)


QUARESMA DE SÃO MIGUEL ARCANJO



Após a análise de sua vida, faça um altar com a imagem ou foto de São Miguel Arcanjo, colocando velas e flores para enfeitar o altar.

Todos os dias:

* Acender uma Vela ( abençoada ) (cuidado com velas com crianças)
* Oferecer penitências e abstinências (o jejum por exemplo)
* Fazer o sinal da cruz
* Rezar a oração inicial “Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII”
* Rezar a Ladainha de São Miguel Arcanjo
* Fazer o pedido de uma graça a ser alcançada
{ Confessar-se, pelo menos uma vez
{ Ir à Santa Missa, pelo menos uma vez

ORAÇÃO INICIAL “Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII”

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém”.

Sacratíssimo coração de Jesus (3X)

Ladainha de São Miguel Arcanjo

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós.
São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.
São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino, rogai por nós.
São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.
São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.
São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade, rogai por nós.
São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.
São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.
São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.
São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.
São Miguel, Luz dos Anjos, rogai por nós.
São Miguel, baluarte dos Cristãos, rogai por nós.
São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.
São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.
São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.
São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.
São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.
São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório, rogai por nós.
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós.
São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo,
para que sejamos dignos de Suas promessas. Amém.

Oração

Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do Céu e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.

You Might Also Like

0 comentários