6 motivos pelos quais o anticoncepcional bagunça sua vida




Traduzido e adaptado por Larissa Maria do original.

1. Você gosta do cheiro dos caras errados

Estudos demonstraram que o anticoncepcional perturba os feromônios (que são hormônios que agem mais fora do corpo do que dentro dele). Feromônios criam nosso perfume pessoal e o usamos para atrairmos o par geneticamente adequado. Nós supostamente somos atraídas por homens geneticamente diferente de nós mesmas, uma consequência natural para evitar o aborto espontâneo, aumentar a probabilidade de ter um bebê saudavel, e ter relações sexuais mais satisfatórias. Quando se faz uso da pílula anticoncepcional, a mulher deixa de se sentir atraída por cheiros diferentes dos seus, e acaba escolhendo homens geneticamente semelhantes a si, o que pode gerar relacionamentos problemáticos.

2. Você se torna menos atraente

As mulheres que fazem uso da pílula não secretam os copulins, que são os feromônios os quai atraem o interesse sexual dos homens. A produção de copulins é cíclica, e há um auge de sua produção no período fertil da mulher - que é o seu período ovulatório. Como a pílula impede essa ovulação, então essa mulher nunca experimentará esse pico. Alguns estudos afirmam que os homens acham as mulheres que estão usando a pílula menos atraentes do que aquelas que não a estão usando e que vivem seus ciclos naturais. 

3. Aumento os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer

Os contraceptivos orais são declarados "Grupo 1" das substâncias cancerígenas pela IARC, a Agência Internacional de Investigação do Câncer (que faz parte da Organização Mundial de Saúde). Embora a pílula tenha reduzido a constatação de alguns tipos de câncer como o de uterino e o de ovário, houve um aumento significativo nos de mama, fígado e câncer cervical. Algumas mulheres que param de tomar a pílula demoram mais de um ano para voltarem a ser férteis. Os resultados de dois grandes estudos mundiais têm demonstrado que as mulheres que tomam Depo-Provera por mais de dois anos, ou iniciam sua toma antes dos 25 anos, têm pelo menos um aumento de risco de 190% de desenvolver câncer de mama. Um estudo descobriu que as mulheres que receberam progestágenos injetáveis durante pelo menos cinco anos teve uma porcentagem de 430% de risco a mais de desenvolver câncer cervical.

4. Você escolhe o cara errado

Se você começa um relacionamento quando está usando a pílula, então você pode notar, quando você parar de tomá-la, que já não se sente mais atraída pelo seu marido. Isto faz sentido - seus instintos primordiais foram desprezados. Outro estudo descobriu que mulheres que tomam a pílula irão escolher homens com aspectos mais afeminados do que aquelas que não a tomam, as quais optarão por tipos mais masculinos.

5. Isto pode permanentemente reprimir o desejo sexual


Naturalmente o impulso sexual das mulheres tem um pico em torno do período da ovulação, mas a pílula impede que isso aconteça. Não é só isso: a mistura de hormônios sintéticos destrói as reservas femininas de testosterona, que, equilibrada a outros hormônios, é a chave para o desejo e prazer sexual. Estudos têm demonstrado que a pílula pode até mesmo diminuir a sua capacidade de sentir prazer sexual.

6. Pode fazer com que o equilíbrio do humor feminino piore

A pílula tem sido associada à depressão e ansiedade, particularmente nas mulheres que têm tendência a isso. É normal haver oscilações de humor nas mulheres, mesmo que suas vidas estejam materialmente boas, e são esses altos e baixos que fazem um relacionamento funcionar. A pílula reprime essas alterações e pode fazer com que a depressão e ansiedade manifestadas devido ao seu uso destruam seu namoro ou casamento.

Se seu ciclo menstrual está bagunçado, é importante investigar a razão disto. Se você faz uso de anticoncepcional e quer parar este hábito, no texto original há dois links com conselhos sobre o assunto: aqui e aqui

Nota Editorial: Você pode conhecer mais sobre seu corpo e conhecer outras alternativas em relação à pilula com instrutores do Método de Ovulação Billings. Visite os sites: CENPLAFAM,  Fertilidade Inteligente e ouça nossa entrevista sobre Teologia do Corpo

You Might Also Like

3 comentários

  1. https://www.youtube.com/watch?v=3RjVAX1S3bU

    ResponderExcluir
  2. Mas e quando eu faço o uso da pílula para fins dermatológicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran! Tudo bem? Vamos tentar abordar mais esse assunto aqui. Mas se der para você utilizar outros produtos ou medicamentos, seria o mais indicado, porque a pilula, mesmo que tenha uma finalidade boa, como a sua, está carregando seu corpo com hormônios e prejudicando algumas funções.

      Excluir