Coroa de Penitências 2018

Coroa de Penitências 2018

Meio atrasado, mas vamos lá!

Inspirados neste post do Catholic Link, oferecemos uma frase de um santo junto a uma ideia de mortificação + obra de misericórdia para cada um dos doze meses deste ano.

Quando começamos um novo ano, é útil refletirmos sobre a nossa vida espiritual. Podemos usar a sabedoria dos santos e a orientação da Igreja para direcionar nosso caminho. Use estas citações para orientar sua oração este ano e levá-lo a ação.

Você pode usar essas frases na sua agenda, escrever em uma folha e fixar no seu mural, geladeira ou espelho do seu quarto ou colocar no calendário da sua mesa de trabalho.

Seria interessante se junto com a frase você pensasse em uma obra de misericórdia que pudesse fazer durante o mês. Aqui apresentamos uma ideia de mortificação - para ser feita uma vez por semana no dia que você escolher (sugerimos às sextas feiras!) - e uma ideia de obra de misericórdia/caridade - para ser feita uma vez ao mês ou sempre que for necessário.

Espero que gostem e que este post inspire muitos corações! <3

 

Janeiro

"Nada parece cansativo ou doloroso quando você trabalha para um Senhor que lhe paga bem; que recompensa até um copo de água gelada dado por amor à Ele" (São Domingos Sávio)

Mortificação: Dormir sem travesseiro

Obra de misericórdia: Dar de comer aos que têm fome e de beber aos que têm sede

 

Fevereiro

"Os santos são como as estrelas. Em sua providência, Cristo lhes coloca em uma lugar oculto para que eles não possam brilhar diante dos outros quando eles desejam fazê-lo. No entanto, eles estão sempre prontos para trocar o silêncio da contemplação pelas obras de misericórdia assim que percebem em seu coração o convite de Cristo" (Santo Antônio de Pádua)

Mortificação: Tomar água em temperatura natural

Obra de Misericórdia: Dar bons conselhos

 

Março

“Gosto de chamar “cárcere de amor!” ao Sacrário. Há vinte séculos está Ele ali…, voluntariamente encerrado!, por mim e por todos” (São Josemaria Escrivá)

Mortificação: Não comer doces

Obra de Misericórdia: Visitar os presos

 

Abril

"Queremos saber de onde viemos e para onde vamos. Espero com a graça de Deus prosseguir o caminho dos ideais católicos, defendendo e propagando esses verdadeiros e únicos valores" (Beato Pier Giorgio Frassati)

Mortificação: Acordar cedo

Obra de Misericórdia: Corrigir os que erram

 

Maio

"Maria, portanto, é aquela que conhece mais profundamente o mistério da misericórdia divina. Conhece o seu preço e sabe quanto é elevado. Neste sentido chamamos-lhe Mãe da misericórdia, Nossa Senhora da Misericórdia, ou Mãe da divina misericórdia" (São João Paulo II)

Mortificação: Comer menos do que se gosta e mais do que não se gosta

Obra de Misericórdia: Vestir os nus

 

Junho

"A santidade não é feita somente de sinais extraordinários. É feita, sobretudo, da adesão cotidiana aos desígnios inescrutáveis de Deus" (Santa Gianna Beretta Molla)

Mortificação: Escutar com paciência e atenção pessoas chatas

Obra de Misericórdia: Perdoar as injúrias

 

Julho

"Deus não necessita do nosso dinheiro, mas os pobres sim. Você dá dinheiro aos pobres e é Deus quem o recebe" (Santo Agostinho)

Mortificação: Fazer trabalhos domésticos no lugar de outra pessoa

Obra de Misericórdia: Dar abrigo aos que não tem casa

 

Agosto

"Extenda sua misericórdia aos outros e então não haverá ninguém que precise de ajuda que você não tenha ajudado. Que esperança haveria para nós se Deus tirasse Sua misericórdia de nós?" (São Vicente de Paulo)

Mortificação: Economizar um dinheiro a ser gasto com ninharias e doar para alguém necessitado

Obra de Misericódia: Confortar os aflitos/tristes

 

Setembro

"Eu vejo no meu vizinho a pessoa de Jesus Cristo" (São Geraldo Majella)

Mortificação: Fazer algum jejum (veja os tipos aqui)

Obra de Misericórdia: Visitar os doentes

 

Outubro

"Você bem sabe que Nosso Senhor não olha muito a grandeza de nossos atos, nem o quanto eles são dificeis, mas sim o quanto de amor colocamos ao fazer isso" (Santa Teresinha do Menino Jesus)

Mortificação: Não se atrasar para seus compromissos

Obra de Misericórdia: Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo

 

Novembro

"A mosca que pousa no mel não pode voar; a alma que fica presa ao sabor do prazer sente-se impedida em sua liberdade e contemplação" (São João da Cruz)

Mortificação: Usar algo na sua vestimenta que lhe incomode (uma etiqueta, cinto apertado, sapato que machuca etc) por um período de tempo 

Obra de Misericórdia: Enterrar os mortos

 

Dezembro

"Você deve mostrar piedade ao seu próximo sempre e em todos os lugares. Você não deve diminuir esse ato ou tentar desculpar-se ou absolver-se disso. Estou lhe dando três maneiras de exercer misericórdia para com seu próximo: o primeiro - por ação, o segundo - pela palavra, o terceiro - pela oração. Nestes três graus está contida a plenitude da misericórdia e é uma prova inquestionável de amor para Mim. Desta maneira uma alma glorifica e reverencia a Minha misericórdia" (Jesus a Santa Faustina)

Mortificação: Não utilizar as redes sociais por um dia

Obra de Misericórdia: Rezar a Deus por vivos e defuntos

Equipe Modéstia e Pudor

Textos coletivos ou de autoria de outras pessoas que não são diretamente colaboradoras do blog

POSTS relacionados

Enviando Comentário Fechar :/