O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Por Silvana Ramos. Traduzido e adaptado do original “Mi hijo universitario ya no cree en Dios: 8 Consejos para padres” do Catholic Link. Imagens do post original.

 

Não é uma situação pouco frequente (quem dera o fosse) que hoje em dia muitos jovens (especialmente quando entram na universidade) levados por distintas razões abandonam a fé. As causas podem ser desde a influência de amigos, modismos, racionalismo intenso, informação incompleta até decepções com a Igreja. Seja o que for, para pais católicos cujo filho formado na fé a abandone é uma dor muito grande. Uma dor que inevitavelmente vem acompanhada de culpa: “Que foi que eu fiz de mal para que meu filho não acredite mais em Deus?”.

Além do bem e do mal que fazemos como pais - porque Pai perfeito só O do céu -  a primeira coisa que temos que entender é que nossos filhos nos foram dados como um encargo precioso. Todavia eles não são nossos. Sua formação é nossa primeira responsabilidade e nosso dever. Chegada a idade adulta as decisões deles são deles. Sempre seremos seus pais, sempre seremos suas referências, mas as decisões de suas vidas eles as tomarão, assim como as decisões de nossas vidas somos nós quem tomamos.

Um bom amigo me dizia que é necessário lembrar que o amor a nossos filhos constitui também um caminho de santidade, de provações e de amor incondicional. Disto isso deixamos uma série de reflexões que poderão servir de ajuda para enfrentar a difícil situação de nossos filhos que dizem não mais crer em Deus.

1. O que você formou desde pequeno se encontra ali ainda

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Todo o esforço que você fez como pai ou mãe para dar-lhes o melhor – e não me refiro só ao material – se encontra ali, no interior de seu filho. O que você ensinou moldou de maneira importante o tipo de pessoa que ele é hoje. Na idade adulta você verá os frutos deste esforço inesgotável de formá-los na fé, nas virtudes, nos bons modos, no respeito, na liberdade. O que semeamos em nossos filhos pequenos dará frutos na idade adulta. E se neste momento parece que todos os seus esforços foram por água abaixo, não se desespere, tenha paciência e esperança. Teu trabalho não foi em vão.

2. Escute-o, trate-o com respeito e se interesse por suas decisões

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

No lugar de entrar em desespero se deixar levar apenas pelo sentimento, respira. Antes de falar, primeiro escute, se interesse por ele. Não te deixes levar pela indignação e não faça sermões que possam fazer com que seu filho se afaste de você. Escute suas razões, pergunte e continue escutando. Tente conhecer seus pensamentos, suas razões, seus desejos e ilusões. Somente com essas informações já dá para saber que caminho ir tomando.

3. Não o convença

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Não comece uma campanha incessante de converter seu filho; é muito provável que você consiga o resultado contrário. Isso não significa que vocês, os pais, deixem suas práticas religiosas ou deixem de falar de Deus na frente de seu filho. Pelo contrário, continuem com a rotina de orações e sejam cada vez mais coerentes com a fé e a vida cristã. Muitas vezes a decepção pelas atitudes de alguns cristãos é um fator chave para que os filhos deixem a fé. Não os force a rezar, mas faça a sua atitude perante a oração ser um exemplo. Não é que você vai ser indiferente, você pode falar abertamente de seu pensamento e sua fé, mas deixe-o escutar você da mesma maneira que você o escuta. É uma situação oportuna para aprender a conversar e a respeitar-se.

4. Não o manipule com castigos e nem deixe de ajudá-lo por seus posicionamentos

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Ajudá-lo somente se ele tiver fé não vai levar o relacionamento de vocês a lugar nenhum. Nossa fé não pode ser uma obrigação imposta por alguém; nossa fé é uma relação de amor, um presente. Jesus não se aproximou de nós dizendo: “Te obrigo a crer em mim”. Jesus se fez pequeno como nós e com paciência, ternura e com seu exemplo de vida nos mostrou o caminho. Como cristão devemos seguir este exemplo de Jesus, que é ser próximo, paciente, amável e que tudo providencia.

5. Mostre a ele a alegria que é ter um relacionamento com Deus

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Nossa fé não é simplesmente crer em algo. A riqueza da nossa fé consiste no relacionamento com Alguém. Não se trata de uma série de normas a cumprir sem razão e que fazemos mecanicamente. Nossa fé nasce do encontro com outra pessoa, a pessoa de Jesus Cristo. Numa situação assim, mais que mil palavras, valerá o exemplo da tua vida cotidiana. Tua coerência, tua alegria, teu trato com os demais, teu amor firme e incondicional.

6. O inclua em suas atividades, mas sem forçá-lo

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Assim como você respeita e às vezes conversa sobre as decisões dele, da mesma maneira mostre seus pensamentos e converse sobre com ele. Não tenha medo de mostrar sua fé, continue fazendo com que ele seja parte e convide-o sempre que puder (mesmo que ele diga não) para suas atividades religiosas, incluindo as atividades de ajuda social. Convide-o para a missa (ao menos pergunte se ele aceita te acompanhar), continue com as celebrações pascais, natalinas, faça-o parte disso como sempre aconteceu. Celebre com alegria junto a ele. A decisão de participar ou não será dele, mas o mais provável é que queira ir (ao menos algumas vezes). Estas celebrações fazem parte da história dele desde sempre e, além disso, estão cheias de amor.

7. Não caia na tristeza e desesperança

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Pode ser que ele tenha decidido não crer em Deus, mas lembre-se que Deus sempre acredita nele. Ele é seu criador, seu Pai e nunca o deixará desamparado, ainda que as vezes assim pareça. Não caia na tentação de pensar que seu filho será condenado, esse é um assunto que só compete a Deus. A nós cabe o amor e a entrega pelo serviço aos demais. Assim que, ao invés de você se deixar vencer pela tristeza e desesperança, confie em Deus ainda com mais força.

8. Que Santa Mônica seja tua melhor amiga

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Santa Mônica é nossa aliada por excelência nessa missão. Ela sabe e conhece perfeitamente a situação de um filho afastado de Deus. Recorra a ela para que interceda por seu filho e como ela ofereça-o a Deus todos os seus pesares e dores. Reze constantemente e sem cansaço. O caminho para a conversão de nossos filhos passa indiscutivelmente por nossa própria conversão. Por pedirmos a Deus cada dia mais fé e porque nos entregamos de uma maneira cada vez mais completa. E, assim como o bispo disse a Santa Mônica, dizemos a você: “Fique tranquila! É impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.

09. Esteja continuamente em formação

O que fazer se seu filho não acredita mais em Deus

Às vezes, diante das perguntas de nossos filhos ficamos sem respostas, não porque a pergunta seja difícil, mas sim porque simplesmente não nos informamos corretamente. É importante praticarmos a fé, mas também é muito importante a formação, o conhecimento da nossa história como católicos e os fundamentos da nossa vida cristã. Forme-se constantemente, consulte fontes confiáveis, e aprenda todos os dias a ser um pai ou uma mãe melhores.

 

Quanta dignidade e quanta ternura na espera desse pai que está na porta de casa esperando que o filho volte. Os pais devem ser pacientes. Muitas vezes não há outra coisa a fazer senão esperar; rezar e esperar com paciência, doçura, magnanimidade e misericórdia” (Papa Francisco – 04 de Fevereiro de 2015)

 

 

 

Equipe Modéstia e Pudor

Textos coletivos ou de autoria de outras pessoas que não são diretamente colaboradoras do blog

POSTS relacionados

Enviando Comentário Fechar :/