O que um homem espera de uma namorada?

O que um homem espera de uma namorada?

 

Decidi questionar os homens nas redes sociais sobre o que eles esperam de suas parceiras, presentes ou futuras. Foram mais de setenta (70) respostas. Alguns são rebuscados e biblistas e esperam da parceira “O Amor de Coríntios”, outros são simples e bem-humorados e escrevem o seguinte: “santidade e, se possível, beleza kkkk”, não existe uma resposta melhor ou pior, são iguais, só muda a forma de escrever. Quem tem um amor perfeito é santo e quem é santo tem um amor perfeito que só pode vir de Deus.

 

Se você é mulher e veio à procura de uma fórmula para arranjar um companheiro, veio ao lugar errado. Mas se você veio disposta a encarar a realidade e buscar no caminho de santidade, se preparar para alguém, aqui é o seu lugar. Sem formalidades, vamos trocar uma ideia para colocar as coisas no lugar.

 

Síndrome da Alma Gêmea

 

Sejamos realistas! Não existem pessoas perfeitas, existem duas pessoas dispostas e corajosas para se doarem um ao outro.

 

Buscar a perfeição em alguém é uma fantasia que só causa sofrimento desnecessário, basta o exercício de olhar no espelho ou um breve exame de consciência para entender que o caminho não é projetar a realização em alguém imperfeito, esse é um peso que nenhum de nós precisa carregar, mas tem muita gente com dor de coluna por aí.

 

Essa síndrome da alma gêmea é um dos sintomas provocados pelo “Mistério Mal Resolvido da Vontade de Deus”. Sim, a gente faz tanto drama que daria um filme, é cada buraco sem fundo que a gente cava ao querer milagres, sinais e prodígios para entender o que Ele quer de nós.

 

Novenas, penitências, quaresmas, missa tridentina, missa de cura e libertação, tudo em busca de uma solução e, por fim, colocamos Deus numa confusão nossa, quando Ele é a perfeita ordem. Isso aqui é a vida real, não “O Aladdin”. Entenda, as práticas religiosas são essenciais, mas o Apóstolo Tiago nos diz que as obras e a fé são irmãs siamesas. Durante a caminhada, é preciso agir e entender que independente do que vier, vamos lidar com pessoas falhas, afinal, são pessoas.

 

Uma pausa pra respirar aqui antes de continuar a ler.

 

Antes que você diga, eu compreendo que os caminhos de Deus não são tão simples assim, esperar é duro, mas o que te disseram sobre a espera?

 

“Esperar é Caminhar”

 

Esse é o título de uma canção do cantor e compositor cristão Marcos Almeida, e nos versos ele diz:

 

Mesmo sem saber como Tu dirás
Dentro de mim reinará a Tua paz
Que me faz saber
Que esperar em ti
É sempre caminhar

 

É preciso entender que a espera é um movimento, não se trata de passividade, mas de uma atividade diária. Aqui o “misterioso caso da vontade de Deus” é desvendado na sua primeira camada, é isso que nós vamos entender aqui. Esperar é caminhar, e caminho é santidade, lembre-se de quando São Francisco de Assis disse: Comece fazendo o que é necessário, então faça o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.

 

Esperar é fazer o necessário, por hora está ótimo. É engraçado como exigimos de nós e do outro uma perfeição, quando Deus pede uma cama arrumada e um “bom dia” decente, exigimos de nós e dos outros um grande emprego, quando Deus pede um trabalho justo apenas, exigimos o impossível, quando Deus pede o necessário.

 

Inspirado pelo psiquiatra Ítalo Marsili, replico: a maior parte dos problemas da nossa vida somos nós que criamos. Existem situações que são impostas, mas o que determina boa parte do nosso caminho é o que fazemos diante dessas situações, a sensação de que alguém sempre te deve alguma coisa é a pior mentira que te contaram. Muitas coisas que você espera de alguém são atributos que você não tem coragem suficiente para se superar e conquistar (preciso aprender isso).

 

Beleza, respira agora e vamos finalizar.

 

O que Deus espera de mim? (essa é a pergunta ideal)

 

Existe a ilusão de que no namoro a caminhada se torna mais fácil. Essa lenda ronda por aí porque os bons namoros te impulsionam a Deus, mas pela vontade dEle a gente já teria se aprumado ainda antes do relacionamento.

 

É verdade, Deus nos salva ao colocar pessoas virtuosas em nossas vidas, mas, enquanto isso, cabe a nós trilhar um caminho reto em que buscamos nos avaliar com os olhos puros, justos e misericordiosos do próprio Deus. Arrume-se, fique bonita, mas que isso seja um movimento de dentro para fora, não uma mera exibição para agradar seguidores. A era digital colocou as pessoas num ambiente de disputa que não cabe aos católicos, nós devemos ser sinal da boa contradição, devemos ser pessoas extraordinariamente comuns, que passam perfume, vestem uma boa roupa, mas que, em todos os ambientes, transmitem o Cristo que morreu e ressuscitou por todos, ou seja, não aceitam para si nada menos que um olhar puro, justo e misericordioso.

 

Aproveite esse tempo pra se valorizar, se endireitar, se não de duas uma, ou você vai pular de galho em galho pro resto da vida, ou quando começar a namorar vai desejar estar solteira(o) de novo o quanto antes.

 

O que Ele quer de mim hoje?

 

O necessário, fazer o que é certo nas pequenas coisas, assim como a grande queda passa pelos pequenos erros sucessivos, a santidade percorre as pequenas e boas obras. O problema é achar que a felicidade depende de alguém, quando na verdade ela ocorre “apesar de alguém”, Deus nos ama e nos faz felizes “apesar de nós”, mire Deus no dia a dia e a vocação aparece no tempo perfeito.

João Paulo Florêncio

Filho de Deus, homem e católico. A serviço dos homens para maior glória do Rei! Instagram: @jpflorencio

POSTS relacionados

Enviando Comentário Fechar :/