Resenha de filme: O Santo Relutante

Resenha de filme: O Santo Relutante

Em nosso instagram sempre indicamos séries, filmes e documentários que possam ajudar na formação cultural e humana de nossos seguidores, porém muitos comentam que não encontram nossas recomendações. Neste sentido, a proposta da Lumine.tv é reunir um bom conteúdo de filmes, séries e documentários em um único lugar, facilitando o trabalho daqueles que buscam por boas indicações.

Nossa parceria com a Lumine vai ter como produto três resenhas de três filmes da plataforma. O primeiro filme resenhado foi o clássico “O Leopardo”, e o segundo é "O Santo Relutante". Acompanhe nossas redes sociais e a Lumine para saber qual será a última resenha :)

------------------------------------------------

Quem acha que a santidade é só para os inteligentes, bonitos e bem sucessidos, não entendeu nada sobre o Reino dos Céus. A Santidade é um chamado universal, isto é, para todos.

Vemos isso muito bem na história de São José de Cupertino, no filme "O Santo Relutante, disponível na Lumine.Tv

José era um menino bobo, trapalhão, com imensas dificuldades de aprendizado e entendimento. Todavia, José tinha um coração bom e puro. Gostava de ajudar as pessoas e via nas pequenas coisas da natureza o amor de Deus. As pessoas o chamavam de burro, achavam que não teria futuro na vida, não tinham paciência com ele e o tratavam muito mal. José mesmo não se achava capaz de nada.

Mas Deus é aquele que, como diz a sabedoria popular, "não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos". Mesmo desprovido de inteligência e designado a cuidar do estábulo (trabalho este que realiza com gosto e amor), Deus chama José a ser sacerdote. A cena mais emblemática do filme talvez seja quando o pobre jovem, que só sabe uma única passagem bíblica, é examinado para ser sacerdote e lhe é cobrado exatamente a passagem que ele sabe. O seu tutor, todavia, tido como um franciscano culto, não passa no mesmo exame.

José ficou feliz por isso? Pelo contrário! Ele gostaria de continuar nos estábulos, porém se esforça para obedecer ao chamado de Deus, sem entender nada do que se passava com ele. No exame de Nápoles, para o sacerdócio, quem o examinaria era o arcebispo que o conheceu quando ele era um irmão que trabalhava nos estábulos. Sem nem o examinar, o aprova, recordando-se da conversa que tiveram no estábulo e do quanto sua humildade o tornava santo.

No fenômeno da levitação, chegaram a exorcizá-lo por acharem que se tratava de possessão diabólica (!!!). Mas José, com toda a sua simplicidade de coração, aceitava cada coisa que lhe acontecia com amor e mostrou a todos que Deus ama os mansos e humildes, que prefere os últimos aos primeiros, que exalta os humilhados e humilha os exaltados.

Sempre que você se sentir humilhado, incapacitado, desprezado, peça a ajuda de São José de Cupertino! Para seus estudos, para sua vida, para seu trabalho... Ele intercederá a Deus por você se sua intenção for pura e verdadeira.

Oração a São José de Cupertino para ir bem nos estudos

História e Oração a São José de Cupertino

 

Você pode assistir este e outros excelentes filmes na plataforma Lumine.Tv

Equipe Modéstia e Pudor

Textos coletivos ou de autoria de outras pessoas que não são diretamente colaboradoras do blog

POSTS relacionados

Enviando Comentário Fechar :/